Xabier Díaz e Adufeiras de Salitre

“The Tambourine Man”

Um projeto que une um grupo de percussionistas e cantoras de música popular – as Adufeiras de Salitre – a Gutier Álvarez na sanfona e violino, Javier Álvarez no acordeão diatónico e naturalmente Xabier Díaz, nome maior damúsica galega com profunda ligação a bandas como Berrogüetto, Nova Galega de Danza, ou ACadaCanto.
Na algibeira trazem o aclamado “The Tambourine Man”, disco que propõe uma revolução e renovação da música popular galega muito por fruto da recuperação de instrumentos tradicionais praticamente em desuso, pela selecção de canções populares da Galiza desconhecidas do grande público e pelo enfoque vanguardista e pessoal que só Xabier Díaz consegue ter. São no total onze composições, uma delas em castelhano, resultado de um trabalho de investigação que o músico galego realizou durante mais de 20 anos.
Em “The Tambourine Man” escutam-se pandeiretas, adufes, canções e ritmos tradicionais que convidam à dança, num exercício sonoro que enaltece a expressão musical ibérica, e que contém colaborações de excelência como Kepa Junkera, Carmen París e Aleix Tobías (Coetus). O disco recebeu o galardão de Melhor Disco em Galego nos Prémios da Música Independente ’16, o título de Melhor Álbum de Música Tradicional ’16 nos Prémios Martín Códax da Música Galega, e a faixa “Cantiga da montaña” foi ainda eleita Melhor Tema Musical Galego nos Prémios aRi(t)mar. Esteve ainda no Top Ten da World Music Charts Europe durante dois meses consecutivos.

2017

Confirmado.