Mànran

“The Test”

Os Mànran são uma galardoada banda escocesa formada em Julho de 2010, quando seis amigos (Gary Innes, Ewen Henderson, Norrie “Tago” Maclver, Rossa Saunders, Scott Mackay e Calum Stewart) decidiram combinar o galego e o inglês aos instrumentos da folk mesclando o acordeão, o violino, a flauta, as percussões e o baixo, numa sonoridade contagiante e reconhecida.

Desde a sua formação que os Mànran não param tendo atuado em vários festivais folclóricos reconhecidos em todo o mundo. A sua popularidade aumentou paulatinamente no circuito da folk, o que os levou a dar um concerto muito especial nos Jogos Olímpicos de Londres no ano de 2012. Esta prestação surge já com um primeiro disco de estreia editado do qual extraíram o single “Latha Math” que foi a primeira canção galega no Top 40 no último século. Mais tarde surge “Take you there” com Michelle McManus que foi utilizada para angariar fundos para uma campanha a favor das crianças desfavorecidas na Escócia.

Nesse mesmo ano, Calum Stewart cede o lugar ao jovem flautista Ryan Murphy e é com esta formação que os Mànran gravam o disco seguinte “The Test”. Segue-se uma tour de cinco semanas pelos Estados Unidos, com passagem pelo mundialmente famoso Milwaukee Irish Festival em Wisconsin. Daí viajam para a Austrália onde tocam no aclamado Australasian World Music Festival arrebatando a crítica e deixando os promotores europeus loucos por contratá-los. Portugal recebe a estreia destes escoceses a 25 de Julho no Festival Folk Celta.

2015

25 de Julho no Palco Somersby