Enraizarte

“A alma transmontana”

Em 2008, três canalhos iniciaram esta viagem com a formação de festa transmontana, gaita, caixa e bombo. Desde ai até hoje, as raízes estenderam-se dando forma a um grupo de 8 músicos, quase todos vindos dos campos da música erudita, criando uma sonoridade original, complexa, em que o denominador comum é a identidade da música tradicional.

Com uma linguagem que deriva desde a ortodoxia até ao experimentalismo (passando por névoas de jazz, reggae, rock e outros estilos) a criação resulta num estilo eclético e diferenciado, com recriações de temas tradicionais e criações de temas originais sem nunca renegar o que nos une: a alma transmontana.

Os Enraizarte são uma das apostas desta 10ª Edição do Festival Folk Celta e apresentam-se ao vivo numa formação marcada por Marcelo Almeida nas gaitas de fole e voz, Frederico Almeida no saxofone e gaita transmontana, João Dias no baixo, Marcelo Fernandes no piano, guitarra e braguesa, David Pinho na guitarra, Marco Pereira na bateria, Margarida Carvalho e Diogo Martins nas vozes.

2017

Confirmado.