Ana Alcaide

Espanha

Ana Alcaide é uma compositora espanhola que se dedica à exploração de sonoridades e tradições ancestrais. Enquanto estudava Biologia na Suécia, apaixonou-se pelo nychelharpa, um instrumento tradicional sueco cuja origem remonta à Idade Média. Depois de o aprender a tocar, começou a popularizá-lo no seu país natal.
A sua música é inspirada pela sua cidade multicultural e milenar, Toledo, pelas personagens que cruzaram a Península Ibérica ao longo dos tempos, pelas músicas medievais e pelas culturas mediterrânicas. Com o seu terceiro álbum “La Cantiga del Fuego” conheceu o prestígio internacional: permaneceu cinco meses no WMCE – World Music Charts Europe e foi ainda considerado um dos melhores álbuns de 2012, segundo a crítica especializada.
Em 2016 lança “Leyenda”, uma produção dedicada à mulher nas diversas culturas e mitologias, vista aos olhos de hoje.
A sua personalidade e a sua força criativa posicionam-na num papel reputado da artes em Toledo e nas regiões vizinhas: foi galardoada nos Premios Cope, Juanelo Turriano e nos Scenic Arts Awards de Castilla la Mancha, tendo sido ainda escolhida para representar Espanha no European UER Festival.
É directora artística do Toledo World Music Festival.
A sua música já correu todo o mundo, desde a Europa, passando pela América Latina e Ásia.

“Gutsy, Womanly, Wild and Wonderful” – Songlines Magazine, UK –
”Una sonoridad global, bellísima y atemporal” -El Mundo, España –
”Una exploradora musical de otra era” – El País, España –

2019

1º Dia, sexta 26 de Julho