De 27 a 29 de Julho, Ponte da Barca, recebe a 10ª Edição do festival

A vila de Ponte da Barca, marcada pela sua biodiversidade e excelência gastronómica, volta a ser a capital da música folk de matriz celta no fim-de-semana de 27, 28 e 29 de Julho. Aquela que a é a 10ª edição do certame apresenta-se com um formato diferente de três dias, apostando como habitualmente em novos e consagrados talentos da música folk europeia.

Neste caso, as primeiras confirmações delimitam-se à geografia ibérica. Da Galiza, Xabier Díaz e Adufeiras de Salitre – um projeto que une um grupo de percussionistas e cantoras de música popular a Gutier Álvarez na sanfona e violino, Javier Álvarez no acordeão diatónico e o naturalmente Xabier Díaz, nome maior da música galega com profunda ligação a bandas como Berrogüetto, Nova Galega de Danza, ou ACadaCanto – e Kalakan & Luis Peixoto que contam com um invejável currículo de colaborações. Os Kalakan, um grupo de três cantores e percussionistas que se servem da sua raiz basca para compor em Euskara e que recentemente tiveram a imprensa internacional em cima ao acompanharem a tour de Madonna em 2012. Luís Peixoto, por sua vez, tem várias edições discográficas e é recorrentemente chamado a atuar com Sérgio Godinho, Kepa Junkera, Anxo Lorenzo, Ana Bacalhau ou Celina da Piedade, só para citar alguns.

De Portugal surgem duas confirmações. Diabo a Sete, que regressam aos palcos com o terceiro disco de originais “Figura de Gente”, onde pegam em ritmos, sons e instrumentos associados à tradição e lhes dão letras, roupagens e desenhos melódicos mais atuais. Recorde-se que na algibeira têm ainda “Parafernália” e “Tarara” que traz a colaboração de Carlos Guerreiro dos Gaiteiros de Lisboa. E os Kumpania Algazarra, que preparam novo disco e que nos prometem uma noite de festa ambulante, ao estilo das fanfarras europeias, com um cocktail de música animada que inclui sons balcânicos, árabes, latinos, africanos, ska, funk, e até o hip-hop.

O cartaz desta 10ª Edição ainda promete muitas surpresas, mas os dias 27, 28 e 29 de Julho já ficam reservados nas vossas agendas.